1 de janeiro de 2011

O céu de cada um;

(dedico esse texto a todos aqueles que, com fé e coragem, procuram
todos os dias melhorar o mundo que encontram ao redor de si.)


Aquela devia ser a quarta ou quinta noite que o sono não veio me visitar durante a madrugada. Mais uma vez percebi que olhava com atenção o teto e me perdia em meus devaneios e idéias, até que de repente um súbito pensamento me entristeceu; ao me comparar com algumas outras pessoas me senti tão pequena, tão fraca e tão inferior.
Sentei na cama. Levantei. Olhei para os lados. Andei pelos cômodos vazios. Coloquei uma cadeira perto da janela. Senti o vento frio. Contemplei o céu estrelado. Ouvi o silêncio dos que dormem...
Percebi que a vida esteve sempre me desafiando, desde o momento que pela primeira vez abri os olhos neste mundo até agora, nesta madrugada solitária onde observo este mesmo mundo pela janela: A vida nunca descansava, a vida nunca parava...
A cada etapa me eram lançadas novas lutas, novas decisões, novos rumos e tropeços e quedas e tentaivas e vitórias... Reparei em algo que até então não havia pensado muito: As pessoas não são desafiadas da mesma forma. Notei então que o importante não era onde eu estava ou o que eu possuía, mas o como eu havia conseguido chegar lá e ter aquilo que eu podia chamar de meu.
E então todo aquele sentimento de inferioridade sumiu como mágica, eu poderia não estar melhor do que muitos que conheço, mas eu estive caminhando a muito mais tempo e de muito mais longe do que qualquer um deles.
Me ocorreu então que há 'O céu de cada um' pois cada um de nós parte de seu próprio ponto e procura atingir o seu melhor, o seu máximo, o seu céu; e não importa se o seu céu está abaixo do céu de alguém, estar acima não significa ser mais feliz por quê a felicidade está em saber que você deu tudo de si para chegar onde chegou e isso sim é alcançar a plenitude: Se orgulhar de quem se é, se orgulhar do lugar onde conseguiu chegar.
Não me lembro bem a que altura da minha descoberta eu adormeci, dormi um sono infantil onde os minutos parecem horas e acordei com a beleza da manhã despertando o mundo para mais um dia de batalhas onde eu seria a guerreira, a sabedoria meu escudo e a coragem minha espada...

4 comentários:

  1. Simplesmente magnífico, como o esperado da Deb né?
    acho que esse texto vai dar muito o que pensar as pessoas que o lerem, e espero que, como pra mim ele sirva de exemplo para muitas outras pessoas. Realmente mudou meu ponto de vista em muitas coisas. Precisamos mesmo erguer a cabeça e seguir em frente, com garra, coragem, sabedoria e força de vontade e realmente nos orgulharmos de onde chegamos, mas sempre almejando ir mais longe né? ^^

    Amei Deb, de coração... parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu me sentia a primeira parte apenas.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. A Nana muito obrigado amor :)
    eu espero também, e fico feliz por poder ajudar a vocês e concordo com você, devemos sempre almejar ir mais longe, é o que nos impulsiona ^^

    obrigado Nana e Paju, meus amores (:

    ResponderExcluir
  4. É lindo Debs, gostei muito. Mas o mais importante de tudo é nunca deixar de sonhar e tentar conquistar. (:

    ResponderExcluir